Qual é a melhor posição para o bebê dormir?

Qual melhor Posição para o Bebê dormir

Desde que as recomendações para posicionar os bebês para dormir de barriga para cima foram dadas em 1992, na campanha Back to Sleep promovida pela Academia Americana de Pediatria, o índice de Morte Súbita Infantil caiu em mais de 50%.


Por isso, sem sombra de dúvidas, a posição recomendada é que bebês abaixo de 1 ano durmam de barriga para cima.  Contudo, a falta de informações (e muitas vezes as crenças populares) fazem com que muitos pais optem por posicionar bebês de lado ou de barriga para baixo para dormir, achando que estarão diminuindo os riscos relacionados ao sono.


Afinal, qual é melhor posição para bebê dormir?

Abaixo, listei os medos da maioria dos pais, bem como as razões pelas quais devemos manter os bebês de barriga para cima:

  • Falta de Circulação do Ar dentro do ambiente de sono:

    Muitos pais, por medo de asfixia, posicionam seus bebês de lado para evitar engasgue durante o sono. Porém quando posicionamos os bebês de lado ou de barriga para baixo para dormir a circulação do ar dentro do ambiente de sono é comprometida. Uma teoria aponta que isso pode fazer com que o bebê inspire uma quantidade excessiva de dióxido de carbono (que ele mesmo emite durante a respiração). Esse ar preso causa a inspiração excessiva de dióxido de carbono e pode ser uma das causas da morte súbita infantil. Por essa mesma razão, por muitos anos, a Academia Americana de Pediatria desencorajava veementemente a prática do leito compartilhado não apenas pelos perigos relacionados a um cuidador rolar por cima do bebê ou pelo bebê cair da cama, mas sim pelo fato de que o ar circula com mais dificuldade quando se tem mais pessoas no mesmo espaço. Por esta mesma razão protetores laterais de berço, travesseiros, brinquedos e roupa de cama solta apresentam grande risco para o sono do bebê. Então bebê pode dormir de barriga para baixo? Pelos estudos apontados acima, pode não ser recomendado.
     
  • Asfixia:

    Quando nossos bebês nascem, eles vêm equipados com reflexos neonatais que servem para sua proteção e desenvolvimento. Um desses reflexos é o Reflexo de GAG (ou de ânsia). Esse reflexo pode ser observado sempre que colocamos a chupeta na boca do bebê e eles usam a língua para lançar o bico para o outro lado do quarto. Bebês fazem isso automaticamente sempre que algo desconhecido impede a passagem de ar. Por isso, quando o bebê engasga, sua língua faz movimentos para fora da boca  ele tosse e até mesmo engole os fluídos. É um reflexo manter as vias aéreas livres! Estudos indicam que não existe um aumento de casos de asfixia relacionados a posicionar o bebê de barriga para cima.
     
  • O bebê dorme melhor de barriga para baixo ou de lado:

    Como mencionado acima, os bebês nascem com reflexos neonatais que são importantes para seu crescimento. Um desses reflexos é o Reflexo de Moro. Você já sonhou que está caindo e despertou com seu corpo pulando na cama? Bem, bebês frequentemente têm esta impressão de cair durante o sono, e alguns pequenos são mais sensíveis a este reflexo do que outros. Por isso alguns bebês dormem muito melhor quando aprendem a virar de lado ou de barriga para baixo, pois esta sensação de queda é muito menor nestas posições. Mesmo assim, é importante lembrar que prolongar o sono de um recém nascido nem sempre é a recomendação adequada quando isso apresenta um risco para seu bem-estar. Se seu bebê tem esta dificuldade, acalme-o de barriga para baixo ou de lado, no colo, e ao passar o pequenino para o ambiente de sono, opte pela posição de barriga para cima.

Seguindo estas dicas seu bebê estará seguro e pronto para sonecas e noites melhores!

E ai, gostou? Compartilhe e ajude a espalhar estas informações! :)