11 Dicas infalíveis para o desfralde.

pottytraining101.jpg

O desfralde é um momento mágico (e muitas vezes caótico) para muitos dos pais.

Pensando nisso, elaborei as 11 dicas abaixo que tenho certeza que irão ajudar vocês com esta nova etapa no desenvolvimento de seus pequenos! :) 

Então, prepare o papel higiênico e grite comigo: "Tô Pronto!"  e venha conferir as nossas dicas infalíveis para te ajudar nesse processo de retirada das fraldas.


#1. Preparando o terreno

Durante este dia façam atividades que abordem o uso do banheiro. Converse com a criança sobre o que irá acontecer nos próximos dias. Explique que a partir de alguns dias ele/a não vai mais precisar usar a fralda e que isso será muito legal!

#2. Banheiro: é lá onde fazemos as necessidades

A partir deste dia é importante começar a limpar acidentes somente dentro do banheiro. Quando a fralda/calça estiver cheia de cocô, faça a criança colocar o cocô dentro da privada e dar descarga! Esse processo ajuda a criança a relacionar o banheiro com o xixi e o cocô e é muito importante.

#3. Um tempinho de reflexão

Incentive a criança a ficar sentada no penico ou na privada, mesmo de roupa. Isso é um incentivo para que a criança aprenda a se sentar por um período no penico ou na privada! Tenha em mãos livros, brinquedos ou outras atividades para entreter a criança. Não a force a ficar sentada tente tornar as brincadeiras interessantes. Caso não seja possível, seja insistente.

#4. Água, a melhor amiga das crianças

Lembre-se de sempre fazer a criança lavar as mãos depois de sair do banheiro. Criar esse hábito desde cedo torna a tarefa automática quando ela crescer. Faça uma brincadeira com a água da torneira para tornar esse processo mais divertido.

#5. Brincadeiras de banheiro

Não pergunte para a criança se ela quer ir ao banheiro, simplesmente vá até lá e a chame para brincar com você lá dentro. Assim você vai transformar a ida até "o trono" em uma jornada mais natural.


Durante os primeiros dias:

#6. Faça observações

Vale anotar no celular, no papel ou até mesmo no banheiro, mas procure deixar anotado o que funcionou ou algumas observações que você notou sobre a reação e comportamento do seu pequeno e que podem ajudar no processo do xixi e cocô no vaso.

#7. Hora do xixi

Assim que a criança acordar, a leve para o banheiro! Fale para ela tirar a fralda ou calcinha sozinha, puxando as fitinhas laterais, e sente a criança na privada. É sempre uma boa ideia fazer as outras atividades matinais enquanto ela está sentada no vaso (como escovar os dentes, pentear o cabelo, etc). Durante este horário, a maioria das crianças usam o banheiro, este é o momento perfeito para dar um tom de sucesso para o resto do dia! Se após os primeiros 10 minutos a criança não usar o banheiro com sucesso, siga em frente para a próxima atividade do dia.

#8. Estabeleça uma Rotina do banheiro

É muito fácil criar uma rotina para as atividades do banheiro. Essa rotina precisa incluir:

  • Entrar no banheiro;
  • Tirar a calça;
  • Ficar sentado por 10 minutos ou fazer necessidades;
  • Dar descarga;
  • Lavar as mãos;

#9. Deixe-a livre

Sem o uso de roupas, a criança começa a ver o que acontece quando ela precisa ir ao banheiro. Ela percebe que se não faz no vaso, o xixi escorre pela perna, que molha o chão, que o cocô suja o chão. No caso de um acidente, faça ela te ajudar a limpar, mas sem pressão. Sem falar nada, entregue um pano para a criança ajudar a limpar. No caso do cocô, pegue com um papel ou saco plástico e leve a criança até o banheiro. Faça a criança colocar o cocô na privada e dar descarga. Explique que ali é a casa do cocô e do xixi. Nessa hora vale até o famoso ~dar tchau para o cocô~ :D

#10. Seja sincero

 Sempre que possível, explique o que vai acontecer a seguir e o que você espera da criança, mas com antecedência. Não tente explicar enquanto as coisas estão em andamento.

#11. Um bônus

Esse vale apenas se fizer parte da alimentação do seu pequeno, e for de encontro com os valores da sua família. OPCIONAL: TÁTICA DO M&M ou Uvas Passas! - Caso a criança use o banheiro com sucesso dê 1 M&M se for xixi, e 2 M&Ms se for cocô. Depois de recompensá-la com o M&Ms, explique que todas as vezes que a criança usar o banheiro com sucesso e seguir a rotina do banheiro vai ganhar o M&M!


E ai? Curtiu as dicas?

Compartilhe agora mesmo e ajuda mais famílias com o processo do desfralde!