Quarto Montessoriano: necessidade ou modismo?

Montessori-kids-rooms-featured-image.png

Vamos começar o post de hoje com algumas perguntas para ponderação.

Como você foi criado? 

Você acredita que teve uma boa criação? 

O que você faria igual? 

O que você faria de diferente?


Acredito que a maioria das pessoas que tem filhos, ou pensam em ter, já se fizeram perguntas parecidas.

Este processo de questionamento é muito especial e deve ser levado a sério, pois ele nos auxilia a diferenciar entre os valores que acreditamos ser importantes e devem ser passados adiante, e da mesma forma quais deles devem "morrer" com a nossa geração.

Por exemplo, antigamente era normal jogar lixo na rua. É isso mesmo! 25 anos atrás eu me lembro vividamente de presenciar esse comportamento inúmeras vezes pela maioria dos adultos com quem eu convivia. Porém, hoje em dia, esse "hábito" está finalmente a caminho de sua extinção!


O que quero dizer com isso?


Com o aumento do acesso a informações, tivemos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos sobre assuntos específicos e de tomarmos decisões de forma mais embasada do que antes. 

O mesmo aconteceu no âmbito da educação, onde novas técnicas, Filosofias e abordagens se tornaram mais acessíveis. 

Ficou ainda mais claro que existiam consequências nas decisões que tomamos sobre o que e como as coisas devemos educar as crianças e por isso muitos de nós nos pegamos questionando nossa criação e planejando como pretendemos fazer diferente.


Existe hoje no Brasil um lindo movimento de mudança no Nosso país. A invasão de novas (e antigas) influências e metodologias de ensino tem aos poucos tornado evidente que nossa forma de educar precisa continuar evoluindo.


Um exemplo desta mudança foi a introdução para as massa da visão da infância pelos olhos de Maria Montessori

Por falta de conhecimento, alguns tem compartilhado a ideia de que a metodologia Montessoriana consiste somente de uma forma moderna de Design de Interiores onde todos os móveis do ambiente são "miniaturas".

Pessoas investindo fortunas para desenvolver quartos elaborados por acreditarem que somente o quarto auxiliará no desenvolvimento de seus filhos.

Porém o que vem passando despercebido é que o quarto Montessoriano representa muito mais do que algo esteticamente atraente.

Para a criança estes amibientes pode representar:

  • Novas possibilidades voltadas ao desenvolvimento da autonomia;
  • E um entendimento maior de seu lugar dentro da sociedade que é a família.

Somente o investimento neste tipo de "decoração" pode apresentar alguns conflitos para pais desinformados sobre as liberdades e limitações apresentadas pelo ambiente proposto.

Portanto lembre-se: o quarto em si não é beneficia o desenvolvimento quando todo o resto se mantém. Ao contrário, quando você não acredita nos benefícios de ter uma criança livre para interagir com o quarto e com os outros ambientes da casa este investimento pode acabar indo por água a baixo.


Se você tem interesse em fazer um quarto montessoriano para seu filho se informe mais sobre esta Filosofia de ensino e depois decida se este é o quarto mais apropriado para sua família ou não.

Queremos saber sua opinião! O que você acha sobre os ambientes Montessoriano?