Por que os bebês acordam tanto durante a madrugada?

Por que os Bebês acordam tanto durante a madrugada?

Nada pior do que o sono interrompido! e se você está com um bebê recém-nascido em casa, sabe bem do que eu estou falando.

Logo quando o bebê nasce ele passa por um período de adaptação da vida pós-parto.


Os ciclos de atividade, sono e alimentação ainda estão desregulados, pois dentro do ventre todos estes processos eram altamente controlados e as necessidades do bebê eram supridas automaticamente.

Ao nascer, o recém-nascido se encontra bombardeado por novas sensações e estímulos, gerando a necessidade de aprender a distinguir e organiza-las. 

Este processo de organização depende do desenvolvimento neurológico do bebê, que nos primeiros meses de vida ainda se encontra um tanto imaturo para gerenciar estas adaptações, mas também é fortemente influenciado pelo ambiente e os cuidados que ele recebe.


a criação de vínculo com os cuidadores é importante Para ajudar nesta transição, pois ela depende de previsibilidade e dedicação. A maneira que o bebê aprende a regular suas necessidades, [incluindo diminuir as acordadas], é através das associações criadas pela repetição das ações de seus cuidadores em relação as suas necessidades. 


 

Outro ponto importante é que a constância do sono interrompido pode estar relacionada a:

  • Respiração - somente após o nascimento bebês iniciam a utilizar os pulmões para respirar. Esta transição pode ser uma das causadoras das acordadas frequentes pois o corpo ainda está se adaptando aos processos respiratórios. Quando observamos os despertares desta forma fica claro que acordar bastante durante a noite pode ser uma forma do corpo proteger bebês de síndromes como a de morte súbita infantil ou apneia do sono;
  • Amamentação ou alimentação - bebês podem se tornar muito sonolentos durante as refeições. Isso pode atribuir para o baixo consumo de calorias. Em outras palavras, quando o bebê pega no sono com frequência durante a mamada ele pode deixar de consumir a quantidade recomendada naquela refeição e passar a necessitar de mamadas mais seguidas, causando despertar contínuo. Para mães que estão amamentando, uma das hipóteses para este comportamento, é que o corpo do bebê entende a importância e estimular a produção de leite, e naturalmente reage a esta necessidade despertando diversas vezes;
  • Conforto - a vida dentro do ventre possibilita para o bebê um ambiente perfeito. A temperatura é sempre a mesma, ele está abraçado pelas paredes da bolsa amniótica, acompanhado de um ruído constante similar ao de uma cachoeira, e é claro: em constante movimento. Uma vez que ele sai deste ambiente todos estes confortos acabam do dia para noite. Por isso, os três primeiros meses de vida do bebê, são conhecidos como o "Quarto Trimestre", pois durante este processo de adaptação nós precisamos manter alguns destes estímulos para diminuir o impacto da transição causada pelo nascimento. Lembre-se que nós não mimamos os bebês! O simples fato do bebê nascer é o primeiro passo para desacostumar o pequeno destas necessidades que já existiam dentro do ventre.
  • Desenvolvimento neurológico - como mencionado anteriormente o bebê pode não estar pronto para prolongar o sono, por isso ele pode exigir constante atenção dos cuidadores. Quando o bebê se encontra em sono ativo diversos processos são ativados e esta atividade neurológica intensa pode resultar em um sono muito leve e acordadas repentinas.

Por mais que a explicação exata para esta dúvida seja formada em hipóteses é importante lembrar que com o crescimento os bebês se tornam a cada dia mais maduros para prolongar o sono e formar associações sustentáveis em relação as acordadas durante a madrugada.

É importante ser realista sobre o que e quando o bebê será capaz de alcançar certos objetivos relacionados ao sono e compreender que este processo é gradual, porém absolutamente possível.


Gostou do post?

Não esqueça de compartilhar sua experiência e compartilhar estas informações com uma família aflita ;)

Cuidados co a Família.png

confuso sobre o sono do seu bebê?

Entre em contato agora mesmo e saiba como meus serviços podem te ajudar a alcançar noites melhores.