Como ter um horário fixo para acordar pode ajudar a sua família.

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Estudos recentes têm indicado que dormir uma noite inteira pode não surtir o efeito desejado se a cada dia o sono for iniciado e/ou finalizado em horários diferentes.

Em outras palavras quando vamos dormir e despertamos em horários diferentes nosso corpo pode não receber todos os benefícios necessários para suprir nossas necessidades de sono e restaurar o funcionamento adequado do nosso organismo.


Além disso, quando o assunto é a rotina de crianças, (que muitas vezes ainda precisam de sonecas durante o dia), o fato de ter variações nos horários de acordar, pode afetar a organização de toda a rotina. Isso inclui mudanças bruscas nos horários de sonecas, refeições e no famoso e temido: horário de ir dormir durante a noite.


Estudos constataram também, que o quanto mais variável os horários de sono do indivíduo, é observada um declínio nas habilidades cognitivas do indivíduo.  


Nosso relógio Biológico necessita de estímulos externos para regular nossos padrões de sono e produção hormonal. Quando oferecemos estes estímulos imprevisíveis, como horários diferentes para despertar, nosso corpo é induzido, de forma errônea, sobre o momento adequado para produzir os hormônios relacionado a certas atividades.

No caso do sono, a produção de melatonina acaba sendo comprometida pela irregularidade.

Como o sono é apenas uma parte do sistema de ritmo biológico, (que regula todo funcionamento do corpo, das funções neurológicas e a recuperação dos músculos), quando ele se encontra irregular ele afeta todos os outros elementos que formam o sistema.

Quem nunca dormiu 8 horas e acordou com a sensação de que foi atropelado por um caminhão? o/  


A realidade é que quando nossos hábitos estão irregulares fica difícil se beneficiar quando finalmente conseguimos achar tempo para descansar. 


Isso porque nossa necessidade de sono é acumulativa e nosso corpo é armado com diversos mecanismos de proteção que têm como objetivo preservar nosso bem-estar físico e emocional. 

Um deles é ativado quando adentramos o processo de privação de sono. Nosso organismo tenta encontrar maneiras de recuperar o sono perdido ou compensar a falta dele aumentando a produção de hormônios "estimulantes", que nos mantém funcionando, mesmo sem termos descansado. 

Como você pode imaginar, a produção elevada de hormônios estimulantes eventualmente pode afetar nossas habilidades cognitivas, tornar o sono mais ativo e leve causando mais acordadas durante a madrugada, gerar transtornos como ansiedade, depressão, esquecimento, obesidade, entre outros.


Infelizmente, o sono perdido é algo que nunca será recuperado, por isso a sensação de cansaço só cresce. 


Puxa Mariana, quantas notícias ruins!

Mas como ter um horário fixo para acordar pode ajudar?

  1. Quando acordamos sempre no mesmo horário nosso organismo têm a oportunidade de regular a produção hormonal responsável por “ativar” as funções relacionadas aos períodos de atividade e de descanso;

  2. Auxilia a regular as necessidades alimentares do corpo. Um dos efeitos colaterais da falta de sono é a obesidade, pois nosso organismo acaba criando uma necessidade maior de alimentos que tem efeitos estimulantes no corpo. Como por exemplo os alimentos processados ricos em açúcares;

  3. Mantém o horário de “ir dormir” relativamente o mesmo. Quando acordamos no mesmo horário fica mais fácil estabelecer um horário para ir dormir. Isso proporciona para o corpo diversos benefícios tais como: regula a produção de insulina e a liberação hormonal, auxilia na recuperação do organismo, aumentar a imunidade, entre outros;

  4. Qualidade de sono aumenta pois existe regularidade dos estímulos externos. Isso faz com que você desperte com mais disposição e de bom humor!

Ou seja, os benefícios superam os esforços necessário para introduzir um horário fixo para toda a família despertar.


Lembre-se: o horário de acordar é tão importante quanto o horário de ir dormir por isso organize seu dia e lucre com este simples ajuste na sua rotina.

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